O QUE É COACHING HOLÍSTICO?

Mas afinal, o que é Coaching? Coaching é uma palavra inglesa que significa treinamento. O coaching se utiliza de conhecimentos diversos, técnicas e ferramentas que visam os processos de mudanças de posturas negativas e quebra das crenças limitantes, tirando o Coachee (consultante) do seu estado negativo atual levando-o para o positivo para que possa alcançar sua meta de transformação de vida, seja no campo pessoal, familiar, financeiro e até mesmo o espiritual. Normalmente os trabalhos com um profissional de Coach (treinador) são realizadas algumas sessões, geralmente quatro que podem ser semanal, quinzenal ou mensal que variam de uma à duas horas para atingir a meta do consultante.

O termo Holístico vem do grego holos que significa inteiro ou todo. No Coaching Holístico também é utilizado ferramentas e formas que podem auxiliar neste trabalho específico que vê os principais problemas não somente na sua forma física e/ou dita pelo coachee e sim nos termos emocionais e energéticos que estão em desequilíbrio. Existe uma pequena diferença entre Terapia Holística e o Coaching Holístico. Normalmente as Terapias Holísticas adequa-se com as terapias alternativas ou complementares como o reiki, shiatsu, massoterapia, acupuntura, aromaterapia, florais, entre outros. Já o Coaching Holístico adere as técnicas, análises e ferramentas de autoconhecimento mais dinâmicas e pontuais a energética do cliente naquele momento como por exemplo o Tarot. Já as técnicas de Astrologia e da Numerologia por exemplo que são mais tendenciais e podem ser usadas como complementos e não como uma ferramenta principal do coach.

Na minha atuação de Coach Holístico utilizo o Tarot, uma ferramenta de leitura energética que possui 78 cartas e que me dá o mapeamento atual do consulente e a obtenção de direcionamento para a condução do atendimento. Geralmente com apenas uma sessão completa de Tarot poderá ser suficiente e, é recomendada uma nova consulta a cada seis meses ou até um ano conforme a necessidade do consultante. O importante não é deixar o cliente dependente do Tarot, muito pelo contrário, é dar força para ele seguir sua missão com mais fé e confiança.

A profissão de Coaching e de Terapias Holísticas é auto regulamentada, ou seja, qualquer curso que te capacite dentro das terapias alternativas vale para atuar como coach ou terapeuta de forma legal, não necessário ser psicólogo ou ter curso de formação superior. O que você não pode é se passar por um médico, pois aí sim seria caracterizado como exercício ilegal da medicina.

A profissão de Terapeuta e Tarólogo são reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e consta no Código Brasileiro de Ocupação. Terapeuta 3221-25 e o de tarólogo 5168-05


BENEFÍCIOS DO COACHING HOLÍSTICO
- Desenvolvimento Pessoal (autoconhecimento e equilíbrio emocional)
- Quebra das Crenças Limitantes (inteligência racional)
- Quebra das Energias Negativas (inteligência emocional)
- Melhora na Qualidade de Vida (bem estar e felicidade)
- Melhora nos Relacionamentos Pessoais (autostima e autoconfiança)
- Alinhamento da Missão de Vida (adaptações e flexibilidade)
- Alinhamento Energético (criação da própria realidade)